O WEBSITE DE UMA MARCA É A SUA IDENTIDADE ONLINE.

É por este motivo, que é fundamental que o seu website seja o mais apelativo e inovador possível e que possua uma navegação intuitiva e simples, de modo que a experiência do utilizador seja agradável, potenciando uma nova visita e promovendo uma impressão positiva acerca da marca.

Existem múltiplas funcionalidades a considerar num website para que tenha um melhor desempenho em termos de design, navegação, acessibilidade, adaptação para dispositivos móveis, entre outros. Vamos aqui referir alguns aspetos funcionais a ter em conta, para que tenha um website dinâmico e interessante.

A otimização é essencial, principalmente quando falamos de SEO (Search engine optimization), considerar as palavras-chave relevantes da marca em títulos, descrições, URLs, imagens, em cada página do website, já é um ótimo ponto de partida para a otimização do seu website para os motores de busca.

A utilização de responsive webdesign com vista à adaptação do website para dispositivos móveis é hoje, mais do que nunca, um fator de elevada relevância em diversos aspetos, tais como posicionamento nos motores de busca, elevada utilização de dispositivos móveis por parte dos utilizadores, entre outros… 

A navegação, usabilidade e experiência do utilizador, deverá ser estudada e atualizada no que diz respeito a páginas 404 personalizadas, formulários de conversão, conteúdo relevante acima do limite do ecrã, tamanho e tempo de carregamento das páginas, idiomas (dependendo do público alvo), printabilidade, privacidade de e-mail (captação indevida de endereços de email para SPAM), navegação segura, entre outras. Realize testes de navegação com amigos ou familiares e perceba o comportamento dos utilizadores quando navegam no seu website.

No que se refere às tecnologias, estas devem ser regularmente revistas pelo webmaster, no entanto tenha atenção à localização do seu servidor, que deve estar geograficamente próximo do seu público. Os motores de busca, nomeadamente o Google, considera a geolocalização e a velocidade do servidor como um indicador preponderante na determinação da posição do website. Ferramentas de análise como o Google Analytics, permitem medir resultados e tirar conclusões que ajudarão na redefinição da estratégia a adotar.

As redes sociais não podem também ser esquecidas, dado que representam uma grande fatia no redirecionamento de tráfego para um website. Coloque o ícone das redes sociais onde está presente na Homepage do seu website. Em artigos importantes e imagens do website disponibilize a opção de partilha nas redes sociais.

Outras funcionalidades não menos importantes são, a barra de pesquisa, que permite pesquisar um conteúdo especifico através de uma palavra-chave, o mapa do site, facilita a indexação do website nos motores de busca e é também um método de otimização e estrutura de menus e sub-menus bem organizada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *